Hidrocele
- Dr. José David Kartabil
- 16 de out. de 2018
- 2 min de leitura
O hidrocele é o acumulo de líquido dentro do testículo, o que pode deixar um pouco inchado ou um testículo maior que o outro.

Pode ser uni ou bilateral, de etiologia congênita ou adquirida. Acomete com maior frequência bebês e adultos acima de 45 anos.
Normalmente, o hidrocele não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço do testículo e, por isso, também não provoca lesões nos testículos, nem afeta a fertilidade.
Como o inchaço também pode ser sinal de doenças mais graves, como câncer, é sempre recomendado consultar um pediatra, no caso do bebê, ou um urologista,para confirmar o diagnóstico de hidrocele.
O Urologista irá examinar a região íntima, e tocar para verificar se existe sinais de dor, ou qualquer outra alterações que indique a possibilidade de ser outra doença, para esclarece, confirmar ou afastar outras patologias poderá ser solicitado uma ultrassonografia dos testículos, além de exames de sangue (marcadores tumorais).
Em adultos, um pequeno volume de líquido envolve os testículos e tem como função lubrificar esse órgão. Entretanto, quando ocorre algum desequilíbrio entre a produção e a absorção desse líquido, surge a hidrocele. Essa é a etiologia da hidrocele e pode ser causada por processos inflamatórios em estruturas vizinhas ao testículo, traumatismos, obstruções dos vasos linfáticos ou até mesmo tumores.
Na maior parte dos casos o hidrocele no bebê não precisa de qualquer tipo de tratamento específico, desaparecendo sozinho em até 1 ano de idade. No caso de homens adultos pode ser indicado esperar 6 meses para verificar se o líquido desaparece sozinho, porém, quando está causando muito desconforto ou aumenta de tamanho ao longo do tempo, há indicação de uma pequena cirurgia com anestesia geral ou bloqueio raque-medular para remover o hidrocele do escroto.
Comments