top of page
Buscar

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

  • Foto do escritor: Dr. José David Kartabil
    Dr. José David Kartabil
  • 4 de set. de 2018
  • 2 min de leitura

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o crescimento benigno da próstata em decorrência do processo natural de envelhecimento do homem. É considerada uma doença benigna, caracterizada pelo aumento do volume da próstata, que pode causar ou não sintomas.

Foto: Reprodução / Divulgação

HPB não é Câncer, e não vira Câncer, como o próprio nome diz, é um crescimento benigno, que nada tem a ver com câncer.

Reforço para não haver confusão: a hiperplasia da próstata é um processo natural do envelhecimento e NÃO se transforma em câncer de próstata.

Quanto mais velho é o homem, mais tempo a sua próstata teve para crescer. Isto significa que com a idade, praticamente todos os homens terão uma próstata grande. Aos 40 anos 10% dos homens já têm uma próstata aumentada de tamanho; aos 50 anos, esse número pula para 50%; após os 80 anos, mais de 80% da população masculina apresenta hiperplasia prostática benigna, alguns estudos afirmam que todo homem terá Hipertrofia Prostática por volta dos 90 anos e cerca de 30% necessitarão de tratamento e acompanhamento. Por isso, devemos fazer consultas urológicas, principalmente a partir dos 50 anos na população masculina, para vigilância dessa patologia.


Apresenta sintomas variados, de leves a severos, entretanto os sintomas tendem a piorar com o tempo. Os sintomas da hiperplasia benigna prostática estão relacionados à obstrução da uretra. Os primeiros sinais são a perda de força do jato urinário e a necessidade de urinar frequentemente.


Os principais sintomas da hiperplasia prostática benigna são:

• Dor ou dificuldade para urinar.

• Jato urinário fraco.

• Necessidade de urinar pequenos volumes com grande frequência.

• Incapacidade de esvaziar a bexiga.

• Infecção urinária.

• Cálculo de bexiga.

• Insuficiência renal nos casos de grave obstrução e hidronefrose.

É importante ressaltar que nem sempre o tamanho da próstata se correlaciona com a severidade dos sintomas, algumas vezes, próstata levemente aumentadas podem causar sintomas severos, assim como próstata muito grandes podem causar poucos ou nenhum sintoma.



Se suspeita de HPB principalmente com a idade do paciente e os sintomas urinários que ele queixa. A entrevista (Anamnese) podemos utilizar questionários chamado de Escore Internacional de Sintomas Prostáticos (IPSS), que classifica a gravidade dos sintomas e exame físico da bexiga e próstata (Toque retal).

O IPSS escore avalia a severidade dos sintomas prostáticos, mas não diferencia entre HBP, câncer de próstata e prostatites, que apresentam sintomas muito parecidos.

Exames complementares auxiliam no diagnóstico, como exames de sangue (PSA) e urina, Urofluxometria/Urodinâmica e Ultrassonografia.

Uma ampla variedade de tratamentos para HPB está disponível, desde o uso de medicamentos isolados ou combinados, ou cirurgia.

A técnica depende da gravidade de cada caso e da experiência do urologista, outros fatores como: idade do paciente, tamanho da próstata, severidade dos sintomas, presença de complicações como obstrução urinária, infecções, sangramento, uso de medicamentos, risco cirúrgico.

 
 
 

Comments


cisd.png
Clínica em Sananduva

Rua Carlos Raymundi, 299 - Centro

Telefone: (54) 3343-1020

                  (54) 98421-6116

Dr. José David Kartabil (7).png
São José do Ouro

Rua João Carniel, 801 - Anexo ao Hospital São José

Telefone: (54) 3352-1558

                  (54) 9 99715-1558

Clínica em Lagoa Vermelha

Avenida Afonso Pena, 750, Sala 16, Ed. Lombardia - Centro

Telefone: (54) 99988-6073

Dr. José David Kartabil (3).png
Convênio
unimed altos da serra.png

Todos os Direitos Reservados© Desenvolvido 2018 por Co.Criar

Design sem nome_edited.png
bottom of page