Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
- Dr. José David Kartabil
- 4 de set. de 2018
- 2 min de leitura
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o crescimento benigno da próstata em decorrência do processo natural de envelhecimento do homem. É considerada uma doença benigna, caracterizada pelo aumento do volume da próstata, que pode causar ou não sintomas.

HPB não é Câncer, e não vira Câncer, como o próprio nome diz, é um crescimento benigno, que nada tem a ver com câncer.
Reforço para não haver confusão: a hiperplasia da próstata é um processo natural do envelhecimento e NÃO se transforma em câncer de próstata.
Quanto mais velho é o homem, mais tempo a sua próstata teve para crescer. Isto significa que com a idade, praticamente todos os homens terão uma próstata grande. Aos 40 anos 10% dos homens já têm uma próstata aumentada de tamanho; aos 50 anos, esse número pula para 50%; após os 80 anos, mais de 80% da população masculina apresenta hiperplasia prostática benigna, alguns estudos afirmam que todo homem terá Hipertrofia Prostática por volta dos 90 anos e cerca de 30% necessitarão de tratamento e acompanhamento. Por isso, devemos fazer consultas urológicas, principalmente a partir dos 50 anos na população masculina, para vigilância dessa patologia.

Apresenta sintomas variados, de leves a severos, entretanto os sintomas tendem a piorar com o tempo. Os sintomas da hiperplasia benigna prostática estão relacionados à obstrução da uretra. Os primeiros sinais são a perda de força do jato urinário e a necessidade de urinar frequentemente.
Os principais sintomas da hiperplasia prostática benigna são:
• Dor ou dificuldade para urinar.
• Jato urinário fraco.
• Necessidade de urinar pequenos volumes com grande frequência.
• Incapacidade de esvaziar a bexiga.
• Infecção urinária.
• Cálculo de bexiga.
• Insuficiência renal nos casos de grave obstrução e hidronefrose.
É importante ressaltar que nem sempre o tamanho da próstata se correlaciona com a severidade dos sintomas, algumas vezes, próstata levemente aumentadas podem causar sintomas severos, assim como próstata muito grandes podem causar poucos ou nenhum sintoma.

Se suspeita de HPB principalmente com a idade do paciente e os sintomas urinários que ele queixa. A entrevista (Anamnese) podemos utilizar questionários chamado de Escore Internacional de Sintomas Prostáticos (IPSS), que classifica a gravidade dos sintomas e exame físico da bexiga e próstata (Toque retal).
O IPSS escore avalia a severidade dos sintomas prostáticos, mas não diferencia entre HBP, câncer de próstata e prostatites, que apresentam sintomas muito parecidos.
Exames complementares auxiliam no diagnóstico, como exames de sangue (PSA) e urina, Urofluxometria/Urodinâmica e Ultrassonografia.
Uma ampla variedade de tratamentos para HPB está disponível, desde o uso de medicamentos isolados ou combinados, ou cirurgia.
A técnica depende da gravidade de cada caso e da experiência do urologista, outros fatores como: idade do paciente, tamanho da próstata, severidade dos sintomas, presença de complicações como obstrução urinária, infecções, sangramento, uso de medicamentos, risco cirúrgico.
Comments