top of page
Buscar

Ressecção Transuretral da Próstata

  • Foto do escritor: Dr. José David Kartabil
    Dr. José David Kartabil
  • 6 de dez. de 2018
  • 3 min de leitura

A Ressecção Transuretral da Próstata, também conhecida pela sigla RTUP, consiste num procedimento cirúrgico indicado para casos de HPB, a Hiperplasia Prostática Benigna, que pode atingir homens de todas as idades, embora seja mais frequente em maiores de 40 anos. O diagnóstico é feito com a história clínica (queixa do homem), exame de toque retal, PSA, Ultrassom, Fluxometira/Urodinâmica.

Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

A Ressecção Transuretral da Próstata (RTUP) é considerada o tratamento padrão-ouro entre as terapias cirúrgicas. Melhora sintomática em torno de 85% após um ano e 75% após três anos, com melhora do fluxo urinário em cerca de 95%. Complicações mais comuns: ejaculação retrógrada (50%), disfunção erétil (1% a 12%), sintomas miccionais irritativos, contratura do colo vesical (2,7%), infecção urinária e hematúria recorrente.

A próstata é uma glândula localizada próxima à bexiga, e é atravessada pelo canal uretral. Quando tem seu tamanho aumentado, pode causar obstrução ao fluxo de urina, dificultando a micção.

Na fase inicial optamos por tratamento vigilante e após medicações, quando o aumento de tecido prostático causa complicações na eliminação da urina e passa a interromper de forma mais acentuada a passagem dela pela uretra, necessitamos avaliar para determinar o tipo de tratamento apropriado. Em casos extremos, onde a medicação não responde ou por opção do paciente, indica-se a RTU. Estima-se que 90% dos homens acima dos 80 anos de idade apresentam HPB, por isso, são os que devem ter mais atenção aos sinais de crescimento anormal da próstata, que pode causar:

• Sensação de que não esvaziou a bexiga completamente (resíduo miccional elevado)

• Vontade de urinar constante à noite

• Fluxo lento de urina

• Infecções ou pedras na bexiga

• Espessamento da bexiga (bexgia de esforço)


Para desobstrução da uretra e retirada do excesso de tecido prostático, utilizamos endoscópio, introduzido pelo pênis. O paciente pode recerber anestesia geral ou normalmente a via raqueanestesia – apenas da cintura para baixo.

O ressectoscópio (instrumento que fará a ressecção) será inserido pela ponta do pênis e permitirá que o cirurgião visualize a glândula prostática, com auxílio de uma “torre" de vídeo. O tamanho da parte a ser removida dependerá do tamanho e da forma da próstata. Ao final da ressecção endoscópica da próstata será passada no paciente uma sonda urinária, que será irrigada com um fluido em infusão contínua por dois ou três dias, para evitar o acúmulo de coágulos dentro da bexiga. Quando a sonda é retirada, os pacientes podem sentir dor ao urinar. Isto ocorre porque a uretra fica inflamada pela presença da sonda.

O procedimento pode ser feito com várias formas de energias (Eletrocautério monopolar/bipolar, laser, plasma button) depende da disponibilidade no hospital, experiência do cirurgião e do quadro clínico do paciente.

Embora sejam muito pouco frequentes, pode haver complicações após a realização de RTU. A principal delas é a presença de sangue ou coágulos na urina. Outra eventual e rara complicação é a síndrome de ressecção transuretral de próstata, cujos sintomas são, entre outros, a aceleração nos batimentos cardíacos, agitação, náuseas e vômitos.

O tempo de internação após a cirurgia varia entre 2 e 3 dias.


Devemos lembrar que alguns dos sintomas da HPB (Hipertrofia Prostática Benigna) são os mesmos do câncer de próstata. No entanto, a HPB é muito mais comum do que o câncer de próstata.

Mais de metade dos homens com mais de 60 anos tem aumento da próstata. Não se sabe exatamente por que este aumento ocorre, especula-se além da idade, fatores genéticos e hormonais.

No entanto, não é câncer e não provoca câncer.

Após a realização da RTUP, o homem deve manter o controle regular para o rastreamento do câncer de próstata.

 
 
 

Bình luận


cisd.png
Clínica em Sananduva

Rua Carlos Raymundi, 299 - Centro

Telefone: (54) 3343-1020

                  (54) 98421-6116

Dr. José David Kartabil (7).png
São José do Ouro

Rua João Carniel, 801 - Anexo ao Hospital São José

Telefone: (54) 3352-1558

                  (54) 9 99715-1558

Clínica em Lagoa Vermelha

Avenida Afonso Pena, 750, Sala 16, Ed. Lombardia - Centro

Telefone: (54) 99988-6073

Dr. José David Kartabil (3).png
Convênio
unimed altos da serra.png

Todos os Direitos Reservados© Desenvolvido 2018 por Co.Criar

Design sem nome_edited.png
bottom of page