Vasectomia
- Dr. José David Kartabil
- 29 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Vasectomia (cirurgia esterilizadora do homem) indicada para homens que não querem mais ter filhos, é um procedimento de pequeno porte que dura cerca de 30 minutos, realizado sob anestesia local na maioria das vezes, com dois pequenos cortes no saco escrotal, sem necessidade de internação hospitalar. A recuperação é rápida, sendo indicado o uso de bolsa de gelo e suspensório escrotal no primeiro dia, além de repouso relativo, principalmente em relação a atividade extenuantes e procurar não andar de bicicleta, moto ou cavalo nos primeiros dias pós cirurgia .

No Brasil existe a Lei 9.263 que regulamenta a vasectomia:
- só é permitida a cirurgia em homens com mais de 25 anos ou, pelo menos, 2 filhos vivos;
- é necessário aguardar 60 dias entre a indicação da cirurgia e a realização da mesma;
- para homens em união conjugal estável, é obrigatório o consentimento da companheira.
Na cirurgia é realizada a ligadura do ducto deferente de cada lado (canal que leva os espermatozóides de cada testículo ao pênis), um método de contracepção muito seguro,torna o homem estéril, sem interferência na potência sexual. Nos humanos, a maior parte do volume ejaculado é proveniente das vesículas seminais (50-80%) e da próstata (15-30%), e apenas 10% é derivado dos testículos, portanto a vasectomia praticamente não altera o volume ejaculado pelo homem.
É fundamental realizar um exame de espermograma entre 30 e 60 dias após a cirurgia ou 20 a 30 ejaculações, para o urologista constatar a eficácia da operação e só então dispensar o paciente do uso de métodos contraceptivos (como a camisinha ou anticoncepcionais).
Comments